domingo, 21 de setembro de 2014

Plano em Diálogo - FONAJUNE contribuindo na (re)discussão do Plano Nacional de Juventude


Com o objetivo de ampliar a escuta, aprofundar o debate e contemplar a diversidade de atores no processo de construção do Plano Nacional de Juventude, a UNIRIO em cooperação com a Secretaria Nacional de Juventude está realizando um conjunto de oficinas chamadas "Plano em Diálogo" para discutir diferentes temas sobre Direitos dos Jovens, estabelecidos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/13). 



O Fórum Nacional de Juventude Negra foi convidado à participar da segunda oficina "Plano em Diálogo", para debater o eixo "Do Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça". A Oficina aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, no último dia 17/09. 



A Oficina durou o dia inteiro e contou com um debate sobre as prioridades da juventude no campo da segurança pública e no acesso à justiça, onde a representação do Fórum de Juventude Negra da Bahia e da articulação local no Rio Grande do Sul, destacaram as demandas da juventude negra, as barreiras de acesso à justiça, a desmilitarização da polícia, a PL 4471 e outras questões. 



Esse processo do "Plano em Diálogo" tem sido coordenado pelo Comitê Interministerial da Política de Juventude (Coijuv) com apoio do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). O Plano Nacional de Juventude deverá ser discutido e aprovado na III Conferência Nacional de Juventude, prevista para 2015. 



Outras oficinas devem acontecer ainda esse ano e a juventude negra deve estar atenta para participar e incidir nos produtos desse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário