O Fórum Nacional de Juventude Negra – FONAJUNE diante da chacina ocorrida no início do mês de novembro em Belém, capital do Pará, veio a público com uma carta de repúdio à situação e declarando que não há comemoração do mês da consciência negra com a matança dos jovens negros e negras!
Nesta carta, publicada no último dia 05 de novembro, logo após as notícias e pedidos de socorro da população, especialmente da juventude do Pará, agregou assinaturas de 197 organizações, de todas as regiões do país, que estão na luta antirracista, pela promoção da igualdade e contra o extermínio da juventude negra, fortalecendo o grito por cessar as mortes do povo negro.
![]() |
Geovan Bantu (FONAJUNE) entrega Carta à Deputada Federal Benedita
da Silva, que presidia a Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra na Câmara,
com a participação da Deputada Federal Janete Pietá.
|
A publicação foi compartilhada mais de 240 vezes nas redes sociais e alcançou cerca de 42mil pessoas, na qual seu conteúdo exige uma série de providências. O FONAJUNE acredita que faz-se necessário a juventude negra brasileira debater diretamente com a Presidência da República, de forma a garantir, a partir do diálogo, a implementação das solicitações apresentadas. Para tanto, nessa terça-feira, dia 18/11, em parceria com representantes de grupos e organizações que compartilham a incidência política pela aprovação da PL 4471 – pelo fim dos autos de resistência – uma das demandas da carta, o FONAJUNE entregou na Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra, na Câmara dos Deputados, em mãos da Deputada Federal Benedita da Silva, que presidia a sessão. Os documentos também foram entregues ao Deputado Vicentinho, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara.
![]() |
Representante do FONAJUNE também protocola entrega da Carta ao
líder da bancada do governo na Câmara, Deputado Federal Vicentinho.
|
O ofício que acompanhava a carta solicita agendamento, em carácter de urgência, de audiência de uma comissão representativa dos parceiros que assinaram a carta com a Presidenta da República Dilma Rousseff, para debater a situação real da juventude negra desse país e dar providências. Aguardamos o retorno do requerimento e não deixamos o fronte! Seguimos na luta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário